assistência

VÍDEO: clínica-escola de fisioterapia da Ulbra atende pacientes após Covid-19

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Marcelo Oliveira (Especial)

Desde maio, a Clínica-escola de fisioterapia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) tem atendido a pacientes no pós Covid-19 na busca por auxiliar em processos de recuperação funcional e respiratória. Os atendimentos ocorrem semanalmente no Laboratório de Cinesioterapia e Cineantropometria, onde alunos matriculados na instituição são orientados pelos professores e entram em contato com a realidade e os desafios enfrentados por diversos profissionais na pandemia.

Prorrogado prazo para inscrição no Pré-Universitário Popular Alternativa

De acordo com a fisioterapeuta preceptora, Marcia Gracioli, 44 anos, a iniciativa trabalha com atendimento personalizado, visando maior bem estar e qualidade de vida aos cadastrados.

- O paciente é avaliado e, dentro das demandas dele, criamos um plano de tratamento. Não temos um protocolo fechado, porque nosso atendimento é voltado às necessidades do paciente - comenta a profissional.

Atualmente, cerca de 16 alunos do estágio em Fisioterapia Hospitalar 2 participam do projeto. A supervisão é realizada pela professora do curso de Fisioterapia, Janice Soares, 51, que também atua como chefe da UTI Covid-19 no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). A profissional recomenda que os participantes levem os exames no primeiro dia:

- Normalmente, os (pacientes) que vem para cá são oriundos de hospital, ou em sua maioria, que estiveram em UTI ou internações hospitais. E é interessante que sempre venham com todos os exames ou encaminhamentos. Não é necessário que traga. Mas é interessante até para complementar a avaliação feita pelos profissionais e também para o aprendizado do aluno. Para que tenham um atendimento mais completo.

Projeto da UFSM sobre territorialidades da negritude será lançado neste mês

Separados por escalas e atendendo até quatro pacientes por semana, os estudantes do 10º semestre do curso buscam colocar em prática conhecimentos adquiridos durante a graduação observando os resultados ao longo do processo. A experiência é descrita como gratificante pela a acadêmica Suelen Cavalheiro, 23 anos:

- Os pacientes chegam bem debilitados, muitas vezes sentem um cansaço horrível por subir as escadas. E no decorrer dos atendimentos, eles relatam que conseguiram brincar com os filhos, conseguiram tomar banho sozinhos. Então, isso é muito gratificante.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

MAIS QUALIDADE DE VIDA
A técnica em segurança do trabalho, Adriana da Rosa Portella, 40, contraiu Covid-19 em 7 de maio deste ano e permaneceu internada por cinco dias no Hospital Regional de Santa Maria. Durante o período, ela teve 70% de um dos pulmões comprometido. Desde que iniciou o tratamento, Adriana tem notado os resultados:

- Se não fosse as fisioterapias que eu faço aqui na Ulbra, eu estaria me sentindo bem mal. Eu não conseguia subir escadas, tinha falta de ar e a partir do momento que eu vim para cá, tudo melhorou. Estou praticamente 100% - afirma.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

A melhora também foi notada pelo empresário Leandro de Moraes, um dos primeiros pacientes atendidos pela clínica-escola ainda em maio. Hoje, ele recomenda aos santa-marienses que procurem o programa para retomar ao poucos a rotina modificada após a doença. 

Inscrições abertas para apresentações culturais no Centro de Convenções da UFSM

COMO PARTICIPAR
Os pacientes que se recuperam da doença e têm interesse no serviço, devem entrar em contato pelo telefone (55) 3214-2333, ramal 236 e agendar um horário com a secretária da clínica-escola. Os atendimentos são gratuitos. Ao ser chamado a instituição localizada BR-287, km 252, é recomendado que seja levado documento com foto e exames, caso tenha.

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Entretanto, a Clínica-escola de Fisioterapia deve entrar em recesso durante a segunda semana deste mês, retornando com as atividades apenas no dia 2 de agosto. Mais informações podem ser encontradas na página da Ulbra no Facebook e no Instagram @ulbrasantamaria. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Marcelo Oliveira (Especial)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ala 4 tem 7 vagas para quadro de oficiais temporários

Próximo

sad

Geral